A história da formação de Senhor do Bonfim está diretamente relacionada à busca de ouro e pedras preciosas e à introdução da criação de gado no sertão baiano. Em fins do século XVI, portugueses pertencentes à Casa da Torre, organizavam expedições com destino ao rio São Francisco e às minas de ouro de Jacobina, iniciando a ocupação do interior da província e a formação de vias de comunicação com o litoral.
Estabeleceu-se no território do atual Município uma rancharia de tropeiros no século XVII, servindo de pouso para vaqueiros, bandeirantes e desbravadores que transitavam naquela Região. Na mesma época, dentro da estratégia de catequese das populações indígenas, foi criado o arraial da Missão do Sahy a partir de 1697, dirigido pela Ordem dos Frades Menores ou Ordem dos Padres Franciscanos.Em 1720, o arraial do Sahy passou à categoria de Vila.
Em 1750, o núcleo contava com várias edificações e com população estabelecida, recebendo a denominação de arraial de Senhor do Bonfim da Tapera,onde a economia era baseado na criação de gado.
A Vila foi elevada à categoria de Cidade, em 28 de maio de 1885, e já em 7 de janeiro de 1887, foi criado o Município, com a mesma denominação, a qual foi alterada somente em 1943,passando a chamar-se Senhor do Bonfim.
Foi essa a Senhor do Bonfim que
Ruy Barbosa conheceu, em 1919, chamando de
Terra do Bom Começo. Foi a única cidade que ele visitou em todo o Sertão da Bahia.
Vista da cidade antigamente
O antigo cinema. Hoje, é uma Igreja Universal
Praça Benjamin Constant, atual Praça Nova do Congresso. Apenas o segundo casarão da direita ainda existe
Essa rua hoje é duplicada, e fica ao lado do atual Colégio Sacramentinas, que só seria construído na década de 1930
Prefeitura Municipal
Feira livre... Ainda é realizada no mesmo lugar
Fonte das fotos: Lima Zaid
Nenhum comentário:
Postar um comentário